terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bandejão a 7 reais

Pegando carona nos aumentos das passagens de Belo Horizonte e região, a FUMP deseja um feliz ano novo aumentando o preço do bandejão de 3,50 para 7,00 reais para a chamada comunidade externa. No dia 03 de janeiro foi divulgado no portal da FUMP esse aumento no mínimo escandaloso.  

Discussões de um possível aumento do preço do bandejão para os estudantes não carentes foram freqüentes durante o segundo semestre de 2010. A velha estratégia de dividir para conquistar, que não obteve êxito para aqueles com vínculo formal com a universidade, foi transposta para atingir aqueles que estão de “fora”.

A dita comunidade externa, na verdade comunidade sem vínculo formal com a universidade, são pessoas que também vivenciam o campus: estudantes que freqüentam as bibliotecas estudando para o vestibular e concursos,  para exames de pós-graduação, participantes de projetos de extensão, prestadores de serviços, etc.

A Fump e os dirigentes da UFMG aplicaram mais uma vez a lógica da universidade fechada e para poucos do Brasil. Na mesma onda das câmeras, catracas, crachás de identificação, cancelas, etc. a dita comunidade externa da UFMG vai pagar o preço do aumento do bandejão, não só no sentido monetário, mas também com seu maior isolamento do espaço da universidade que deveria ser de tod@s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário