RESOLUÇÃO nº 01
ENCAMINHADA A DIREÇÃO NACIONAL SOBRE REALIZAÇÃO DA CAMPANHA CONTRA O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA
Os e As militantes do Partido Socialismo e Liberdade reunidos/as em seu III Congresso Nacional, na cidade de São Paulo, após debaterem o quadro de violência no qual a população afrodescendente é a principal vítima debateram e aprovaram a seguinte resolução congressual nos termos do estatuto vigente.
Considerando que do conjunto da classe, os trabalhadores e trabalhadoras negras convivem com os piores índices de desenvolvimento humano no Brasil.
Considerando que desde o fim legal da escravidão o Estado Brasileiro deliberadamente não promoveu as reparações históricas e humanitárias que garantissem aos afrodescendentes a condição de cidadãos e cidadãs de plenos direitos.
Considerando que ao contrário disso este segmento sobrevive nos piores estratos sociais, sofrendo com o racismo, o preconceito e com a descriminação que o condicionam ao um estado permanente de exclusão, marginalização, violência física e mental.
Considerando que, contemporaneamente negros e negras são vítimas das diferentes modalidades da faxina étnica praticada pelos aparatos de segurança do Estado que usa como justificativa os autos de resistência, legalizando assim este genocídio.
Considerando que o Brasil para se livrar das obrigações legais e históricas utiliza da face mais perversa do racismo promovendo o extermínio da juventude negra, interrompendo seu ciclo de vida na faixa etária de 15 a 29 anos onde se concentra o maior número de vítimas de homicídios em sua grande maioria por arma de fogo.
Considerando que está em curso essa limpeza étnica já é possível constatar mudanças na estrutura demográfica brasileira para este segmento. Além disso, os índices de homicídio evidenciam que as vítimas é o dobro para os jovens negros em relação aos jovens brancos.
Considerando que eliminação física da população negra é uma continuidade do processo de branqueamento da população brasileira.
RESOLVEM:
1) Que o Partido desenvolva uma ampla campanha de denuncia e combate a faxina étnica e o extermínio da juventude negra;
2) Esta tarefa política fundamental deve ser capilarizada em todos os diretórios bem como incorporada pelos/pelas militantes nos seus respectivos campos de atuação política;
3) Os mandatos do Partido devem propor no Congresso Nacional e nas Casas Legislativas, marco legal condenando o Estado Brasileiro e seus agentes públicos de segurança pelos crimes praticados contra a população negra, além de promover ações tipo, audiências públicas, visita aos territórios negros, etc;
4) A bancada federal deve imediatamente propor projeto de lei visando à extinção dos autos de resistência nas delegais brasileiras.
RESOLUÇÃO Nº 02
ENCAMINHADA PARA A DIREÇÃO NACIONAL SOBRE A POLITICA DE FORMAÇÃO
· Considerando a importância fundamental da formação política militante e para a construção de sujeitos revolucionários autônomos e formuladores, e para a democratização do acesso ao debate e ação política.
· Considerando que o Partido socialismo e Liberdade, em seu III Congresso aprove como resolução uma política de formação.
· Considerando que é fundamental que esta política tenha estreita relação entre a secretaria de formação, a Fundação Lauro Campos e os setoriais organizados do partido.
· Considerando que o partida precisa fortalecer suas discussões internas, as formulações socialistas e as discussões e formulações que são realidades concretas dos movimentos sociais.
Sendo assim, propomos:
- Que seja constituída uma comissão de formação que seja integrada pela secretaria de formação, pela Fundação Lauro Campos e pelos setoriais organizados do partido;
- Que todos os cursos de formação tenha, obrigatoriamente, os pontos de feminismo, ecossocialismo, lutas antirracistas e lutas libertárias;
- Que a secretaria de formação construa junto com a Fundação Lauro Campos e os setoriais organizados do partido, escolas de formação geral e específicas, além de seminários que envolva as temáticas destes setoriais;
- Que para todas as propostas devem ter o financiamento do PSOL e da FLC;
- Que a cada congresso o PSOL edite as contribuições e teses dos setoriais do partido em caderno para que todos os militantes do partido tenham acesso Às suas discussões., e que suas discussões sejam editadas pela Fundação Lauro Campos;
- Que sejam utilizados como instrumentos de formação os sites municipais, estaduais e o nacional do partido nos links da secretaria de formação e dos setoriais organizados no partido.
São Paulo, 03 de dezembro de 2011.
SAUDAÇÕES AFROINDOCOMUNISTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário