sábado, 14 de janeiro de 2012

PSOL repudia violência policial e apóia a luta dos estudantes do Piauí e Espírito Santo

Piauí1b

Todos os dias as elites e seus governos tentam jogar nas cotas dos trabalhadores os custos da crise econômica mundial.
Um a dessas ações é a constante majoração dos preços dos serviços públicos essenciais. Dentre eles, pelo impacto que provoca nas finanças das camadas mais pobres da população, o valor das tarifas do transporte coletivo merece especial atenção.
Em 2011 não foram poucas as vezes que estudantes e trabalhadores foram às ruas de várias capitais reivindicando a anulação de aumentos abusivos nas tarifas dos transportes coletivos. Nesta semana os estudantes de Teresina e Vitória voltaram às ruas para impedir novos e revoltantes aumentos.
A postura dos governos estaduais e municipais tem sido de intransigência e truculência. A repressão policial em Teresina é revoltante e merece pronto repúdio de todos. Cidadãos estão sendo presos, agredidos e processados pelo único motivo de lutar contra a crise econômica.
O PSOL se solidariza com a luta justa dos estudantes destas duas cidades. Nossos militantes estarão somando forças com as suas reivindicações e presentes em cada manifestação que for convocada.
O PSOL repudia a violência policial e exige a imediata libertação de todos os estudantes e trabalhadores presos pela Polícia Militar. E exige a punição exemplar de todos os policiais envolvidos em abusos contra os manifestantes.
O PSOL exige imediata abertura de negociação com os manifestantes e revogação dos aumentos concedidos nas duas capitais citadas.
Não aceitaremos que a conta da crise econômica mundial seja repassada para os trabalhadores e suas famílias. Enquanto metade do Orçamento Federal é esterilizada no pagamento da dívida pública, fazendo a alegria das famílias de banqueiros e agiotas, milhões de brasileiros estão desempregados, morando em habitações precárias e sendo afetadas pelas chuvas deste início de ano.
O movimento de indignação que cresce em todo mundo inspira a luta dos estudantes de Teresina e Vitória. E esta luta reforça a vontade de mudança social no Brasil e no mundo.

Executiva Nacional do PSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário